2. Notícias

10300500_10203567510611160_1408179825781255125_n

Observatório para a Liberdade Religiosa – Press Release

 

Do “Estado Islâmico” à Europa desencantada – Desafios à Liberdade Religiosa

(14 de Janeiro, pelas 18h.30m)

 

Organização:

Observatório para a Liberdade Religiosa (acolhido na Univ. Lusófona)

Gabinete Lisboa Encruzilhada de Mundos (da Câmara Municipal de Lisboa)

 

O Observatório para a Liberdade Religiosa (OLR), acolhido pela área de Ciência das Religiões da Universidade Lusófona, e o GLEM, Gabinete Lisboa Encruzilhada de Mundos, organiza a 14 de janeiro, na Junta de Freguesia da Misericórdia, em Lisboa (Lg. Dr. António de Sousa Macedo, 7D, ao fundo da Calçada do Combro), pelas 18h.30m, o Debate «Do “Estado Islâmico” à Europa desencantada – Desafios à Liberdade Religiosa», com representantes das comunidades judaica, islâmica e cristãs minoritárias em Portugal, e ainda do jornalista José Milhazes e de Catarina Martins, da Fundação AIS.

Esta Conferência será antecedida pela apresentação formal do projeto Observatório para a Liberdade Religiosa, com a presença dos seus fundadores e coordenadores, bem como algumas instituições e investigadores com quem a OLR já estabeleceu parceria.

Entre as instituições parceiras do OLR salientamos a Associação Internacional para a defesa da Liberdade Religiosa, a Fundação AIS, o Centro Nacional de Cultura e a Câmara Municipal de Lisboa.

Rosário Farmhouse (ex Alta Comissária para a Imigração e Diálogo Intercultural), Paulo Borges (professor de filosofia e dirigente da União Budista Portuguesa), frei Bento Domingues (teólogo), frei Fernando Ventura (biblista e tradutor na Pontifícia Comissão Teológica Internacional), Sousa e Brito (juiz desembargador jubilado, ligado à redacção da Lei da Liberdade Religiosa), Helena Vilaça (socióloga das religiões e investigadora do Instituto de Sociologia da FLUP), Joaquim Fernandes (investigador do Centro de Transdisciplinar de Estudos da Consciência da Universidade Fernando Pessoa) e Deolinda Machado (sindicalista e licenciada em Ciências Religiosas) são algumas das personalidades que se disponibilizaram já para colaborar com o OLR integrando o respetivo Conselho Consultivo.

No âmbito da parceria acima referida com a Câmara Municipal de Lisboa, o OLR informa que as duas instituições organizarão em fevereiro a Harmony Week Lisboa – Semana Internacional da Harmonia Inter-Religiosa, com debates e outras iniciativasa a anunciar oportunamente.

***

250

No passado dia 21 de Novembro, o Auditório da da Academia Militar da Amadora recebeu o  Fórum “Diálogo inter-religioso: um contributo para a cidadania em tempos de globalização”.

Este evento foi organizado pela Câmara Municipal da Amadora com o apoio do Alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural (ACIDI), no âmbito do Projeto de Mediação Intercultural em Serviços Públicos. O fórum teve como temática o papel das religiões num mundo globalizado, onde as migrações e a diversidade colocam importantes desafios ao exercício da cidadania. Salientou-se ainda a participação da professora Helena Vilaça, Investigadora do Instituto de Sociologia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, e de representantes de dez comunidades religiosas.

 

Ainda que seja mais um registo de notícia do que um programa por aceder, deixo aqui referida a minha participação neste fórum que se revelou uma experiência inter-religiosa interessante. Aponto apenas o facto da palavra “diálogo” ter sido mais tópico orientador de discurso entre os demais oradores em vez de ter sido uma realidade no evento: uma efectiva partilha entre pessoas de diferentes tradições religiosas e espirituais.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s